sábado, junho 25, 2011

Verdes de Esteio Participam de Reunião na Camara de Vereadores de Esteio

Recomposição da Câmara será decidida pelos vereadores


Os Verdes de Esteio estiveram representados pelo Vice Presidente Geovani Streletcki (PV), Sentado em cadeira ao lado do Deputado Federal Pompeu de Mattos (PDT)


Entre os projetos apresentados pelo deputado que já viraram ou inspiraram leis, Pompeo destacou: instituição da proporcionalidade entre o número de vereadores e a população dos municípios (PEC 58/09)

Data da notícia: 20/06/2011

Os Verdes de Esteio estiveram representados pelos membros da executiva do partido: Geovani Streletcki( Vice Pres.), o Sr. Alvarino de Mello(Tesoureiro) , e Paulo Henrique dos Santos,(Secretário Comunicações Social)


Os membros da Executiva do Partido Verde de Esteio lutaram para que a comunidade em geral pudessem opinar sobre o assunto, segundo o Vice Presidente do Partido Geovani a população é quem escolhe e emprega os vereadores e ela tem de decidir sobre esta recomposição, ಎ, que a função principal dos Vereadores é Fiscalizar o poder executivo.

“A Democracia permite o regime de governo representativo. Portanto, quanto mais cadeiras no legislativo, mais o povo estará representado. Se bem ou mal, depende de sua escolha.”, Uma Câmara com poucas cadeiras torna-se presa fácil para domínio do Executivo e praticamente não existe oposição. ,o aumento de cadeiras não facilita reeleição de vereadores. É justamente o contrário, pois quem detém um mandato já sai na frente numa campanha.,o aumento de cadeiras não acarreta aumento de repasse para a Câmara. Portanto, não acarreta aumento de despesa. Pode é diminuir a demagogia de devolução de verba para o executivo, como acontece sempre , e que detentores de poder executivo sonham com uma Casa minúscula. Fica fácil para dominar. Comentou o Vice Presidente do partido verde de Esteio Geovani Streletck,

O Sr Alvarino de Mello( PV) utilizou a tribuna para saber a posição do Partido dos Trabalhadores sobre o assunto, este que já teria vindo a reunião com decisão tomada pela sua executiva, avaliando que manteria os 10 Vereadores, e não votaria a favor do aumento para o número destes conforme assunto em questão e que se as decisões já vieram tomadas pelos Partidos para que convidar a Comunidade para participar Ed tal reunião?

Paulo Henrique dos Santos (Secretário Comunicação Social PV Esteio) utilizando a tribuna popular, falou sobre a necessidade da mudança em caráter democrático, mas que a comunidade clama suas prioridades, “não podemos chamar a comunidade para um assunto que se sabia já estar resolvido pela maioria dos Vereadores , o que a comunidade de Esteio quer é suas Ruas em bom estado limpas e em condições de uso, o Hospital e postos de Saúde com bom atendimento pois a função dos Vereadores é buscar atender a estas necessidades , atuando junto ao Poder executivo e fazer com que tenhamos uma cidade mais agradável de se viver, para tanto precisamos fazer com que se cumpra a Lei, se esta diz para ser 15 Vereadores devemos cumprir , porém desde que não se deixe de cumprir para com o orçamento das prioridades do Município para com a comunidade em geral., é por isto que a comunidade postou em votos a confiança em seus Vereadores que se encontram ali para representar e lutar pelos interesses e que estes precisam fazer prevalecer esta confiança que foram depositadas nestes.”



Na foto Abaixo O Sr. Alvarino de Mello( PV) utilizou a tribuna para saber a posição do Partido dos Trabalhadores sobre o assunto


Na foto Abaixo Paulo Henrique dos Santos (Secretário Comunicação Social PV Esteio) utilizando a tribuna Popular

na foto Geovani Streletcki, Dep. Federal Pompeu de Mattos e Kevim Streletcki filho do Geovani.

Abaixo matéria da Câmara de Vereadores de Esteio

Segundo o presidente, a tendência é a manutenção de dez vereadores

Depois de duas audiências públicas, uma ocorrida em maio e outra quarta-feira (15), na Câmara de Vereadores, entre partidos políticos, comunidade e diversos segmentos da sociedade esteiense, ficou acertado que os vereadores devem decidir pelo aumento ou pela manutenção do número de vagas na Câmara de Esteio. A fixação do número de vereadores para a próxima legislatura, através da alteração da Lei Orgânica do Município, conforme o presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), deve acontecer até outubro, para que possa valer para 2013. A tendência, após ampla discussão com a comunidade, de acordo com o presidente, é que sejam mantidos dez vereadores para a cidade. A alteração em todo o país nas câmaras municipais se deve a emenda constitucional nº 58/2009, que aumentou as vagas nas câmaras, conforme dados estatísticos do último censo do IBGE.
De acordo com o presidente da OAB/subseção Esteio, Higídio Dassi, a decisão de elevar ou não o número de vereadores é uma oportunidade ímpar de assumir postura responsável nas relações com os mais diversos públicos, especialmente com os eleitores. Para o presidente da Câmara, Luiz Duarte, a discussão com a comunidade e entidades foi de extrema importância na decisão que deverá ser tomada pelos vereadores. "Não poderia deixar de fazer o debate", comenta.


Entre os participantes da audiência estiveram representantes do Partido Verde (PV); do Partido Republicano Brasileiro (PRB); do Partido Trabalhista Cristão (PTC); do Partido Popular Socialista (PPS); do Partido Comunista do Brasil (PC do B); do Partido Democrático Trabalhista (PDT); do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB); do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido Trabalhista (PT). Conforme o ex-deputado federal, Pompeu de Matos, a lei que ficou o número de vereadores era ambígua. Atualmente, com o número menor de vereadores "a porta da Câmara fica estreita", garante. Ele também lembrou, ainda, que em breve devem ser votado o projeto de reforma política, que tramita na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, acabando com as coligações partidárias nas eleições proporcionais, além do voto contrário do relator à PEC 39/2011, que acaba com a reeleição de presidente, governadores e prefeitos; e a PEC 38/2011, que aumenta para cinco anos o mandato do chefe do Executivo.



Sobre a transformação do Hospital São Camilo em uma Fundação de Direito Privado

Mudanças Climáticas. Dê a sua Opinião! Na sua opinião, conseguiremos reverter as mudanças climáticas e seus impactos ?