sexta-feira, janeiro 22, 2010

MOTOCICLISTA CONSCIENTE PAZ NO TRÂNSITO

MOTOCICLISTA CONSCIENTE PAZ NO TRÂNSITO
Motocicleta é emoção, é liberdade, é agilidade, mas também é risco de graves acidentes. Um motociclista esta muito mais vulnerável a ferir-se e a tornar-se uma vitima fatal em acidentes de trânsito se comparado ao motorista de um automóvel.
A cada ano mais de 1.000.000 (um milhão) de motocicletas são colocadas no mercado nacional.
O total da frota de motos no Brasil chega à casa dos 10% em relação ao total da frota de veículos. É evidente que a motocicleta é um meio de transporte que possibilita emoção, sensação de liberdade, agilidade, economia, mas também por tudo isto, traz risco de graves acidentes.
Em Esteio a frota de veículos da categoria duas rodas alcança 14% do total geral da frota de veículos registrado no município.
ACIDENTES DE TRÂNSITO COMO MOTOS NO ANO DE 2009 EM ESTEIO
Ocorrências de trânsito com vitimas: 114
Ocorrências de trânsito com danos materiais: 37
O percentual de 44% do total das pessoas que se machucaram em ocorrências de trânsito no município de Esteio em 2009 é da categoria motociclista.
O percentual de 26% dos motociclistas que se machucaram em ocorrências de trânsito no município de Esteio em 2009 tem idade entre 18 e 24 anos.
Essa realidade de tragédias envolvendo motociclistas precisa ser mudada, isto significa que cada agente deste cenário tem que fazer a sua parte (poder publico), mas principalmente VOCÊ que é motociclista, deve respeitar as regras de trânsito, e adotar um comportamento seguro durante a pilotagem.
Dicas para uma pilotagem consciente:
No trânsito, sinalize sempre suas intenções: use a luzes dos piscos e respeite os limites sinalizados;
Ocupe na via o mesmo espaço de um automóvel, mantendo sempre uma distância segura dos outros carros. Andar entre os carros aumenta o seu risco de acidente;
Use os retrovisores sempre, evite alterá-los;
Pilote defensivamente dando sempre prioridade para o pedestre, mesmo que seja fora da faixa da travessia;
O carona deve se posicionar junto ao piloto, auxiliando no equilíbrio e na condução da moto. Crianças com menos de sete anos na garupa e perigoso e proibido por lei;
Atenção ao limite de decibéis estabelecido pela legislação quando for alterar o cano de descarga;
Nunca trafegue sobre calçadas e canteiros centrais;
Quando a pista estiver molhada, a calibragem dos pneus deve ser adequada às condições junto ao cuidado com a distância e tempo de frenagem, que deve ser de duas vezes maiores. À noite a atenção deve ser redobrada
Cuidar da motocicleta: fazer uma inspeção diária na motocicleta, verificar lâmpadas, buzina, bateria, calibragem dos pneus, óleo do motor, suspensão;
Cuidar de si mesmo, um motociclista de verdade também fica ligado a sua vestimenta. Em primeiro lugar usar capacete conforme determinação do CTB, usar luvas, calçados fechado e fortes, calça com tecidos resistentes, jaquetas em cores claras e vivas;
Cuidar das outras pessoas, no espaço público você nunca esta sozinho! Por isso, veja os outros e faça o possível para ser visto! Quem sabe cuidar de si! Sabe cuidar dos outros!;
Cuidar da velocidade, velocidade é um aspecto fundamental para a segurança da motocicleta, parar a 40 Km/h é uma coisa, para a 80 Km/h é bem diferente; Devagar sempre! Gente que pensa vive mais!;
Cuidado com bebidas alcoólicas está comprovado que bebida e direção não combinam. Então se beber, não pilote. Fique vivo no trânsito.

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